A autora brasileira Nancy de Lustoza Barros e Hirsch é criadora de cavalos da raça Árabe e, não à toa, estes animais têm lugar de destaque em seus cinco livros.
No mais atual deles, VALE DAS LUAS, o sítio de mesmo nome é vizinho dos haras Personal e Coletânea, na cidade de Remanso/RJ e a paisagem é pontilhada pelos campos e pastagens que abrigam os Árabes.
Em CARROSSEL, o personagem principal frequenta a fazenda de criatório em Vila do Dique/SP e compete nas provas de Western Pleasure da raça.
SOB O SIGNO DE CENTAURO se passa em Outeiro Santo, pequena cidade na serra do Rio de Janeiro, vizinha de Petrópolis e a protagonista é apaixonada pelos seus cavalos.
Curiosa, entusiasmada e, por que não dizer, apaixonada, a personagem de QUER APOSTAR? descobre o fascinante mundo do cavalo Árabe.
O haras Personal de Remanso/RJ está ameaçado de extinção no PASSO TROTE GALOPE e suas herdeiras precisam dar um jeito de salvá-lo.
O ambiente rural, as exposições da raça, famílias e seus cavalos são características muito próprias das tramas desses livros. Envolva-se, deixe se levar nas patas dos animais e faça uma excelente trilha.
Para se ambientar com as histórias, veja os links: "Passo Trote Galope" e "Quer Apostar?", "Sob o Signo de Centauro", "Carrossel" e "Vale das Luas"
gravura: artecletica