Thursday, 30 April 2020

Folguedo


Recebi da minha irmã. Se quiser mais, clique aqui.

👉 Este é um exercício para ativar a mente e ajudar a passar a quarentena. 😉

1. Amor
2. Silbar
3. Noguera
4. Panel
5. Arcaico
6. Intergrala
7. Tangerina
8. Prisa
9. Pagar
10. Hinca
11. Aquerdo
12. Alegria

Em cada palavra há um país ou cidade. Espero sua resposta. Não sobram e não faltam letras. Acentos podem ser colocados. Vamos movimentar nossos neurônios.

Wednesday, 29 April 2020

Chick-Lit, Cavalo Árabe, Amores, Chegadas e Partidas




Tudo isto no romance de Nancy de Lustoza Barros e Hirsch, "Sob o Signo de Centauro". Veja a resenha.

Neste momento, estamos trabalhando na formatação eletrônica do livro e, em breve, você poderá adquiri-lo na Amazon. Lembre-se que o dia das Mães chega agora em maio e presentear com literatura é sempre uma boa ideia.

Na foto de rioquepassou, o colar da Princesinha do Mar, Copacabana onde a personagem principal, a mãe solteira Laura Maqui, passa parte de sua história.

Tuesday, 28 April 2020

Poemas Esquecidos XI




LUZ

Há uma possibilidade imensa se 
formando nesse momento único; 
sem tempo e espaço e sem conceitos 
pré-estabelecidos pela ação 
direta e limitada de uma 
consciência inconsciente, 
produto último e semi-acabado 
do vigésimo século.
Saibam que estaremos no núcleo, 
agindo e varrendo os resíduos 
acumulados sistematicamente 
ao longo do processo de 
materialização irracional.
A experiência mecânica dos 
movimentos e palavras bem 
calculadas, perder-se-ão no 
labirinto escuro, onde ficarão 
para sempre encerradas, para 
depois de transmutadas, renascerem 
finalmente sem vícios e vaidades 
como verdade universal.

STOS
Rio - Maio, 1977

Thursday, 23 April 2020

Regalo

Em tempos de Corona Vírus ou Covid-19, como quiser. O importante é não perder a ternura. Recebi da Jujuba.


Wednesday, 22 April 2020

Um Pouco de Enduro

Veja aqui matéria sobre um enduro que aconteceu em Itaipava/RJ, para ter uma ideia sobre o tipo de esporte equestre do qual Ciça Alcântara do romance da autora brasileira Nancy de Lustoza Barros e Hirsch, Quer Apostar?, quer participar e ao qual Sofia Maqui de Avoeiros Bogado, de Passo Trote Galope, efetivamente foi. Clique aqui.

A foto acima é de Fabio Vidigal da prova realizada em Resende.

Tuesday, 21 April 2020

Livrarias de Portas Abertas

Na Europa, as livrarias começam a abrir para os clientes juntamente com outras lojas de serviço considerado essencial. Quando a gente crescer, seremos iguais a eles!


Monday, 20 April 2020

QA? em Formato Eletrônico

Efeito da quarentena: o romance Quer Apostar? da autora brasileira Nancy de Lustoza Barros e Hirsch acaba de ser lançado na Amazon em formato eletrônico! Mas, se você prefere o livro impresso, encomende através deste blog ou do e-mail cfhnyatnamahe.com.br, pague por depósito bancário e receba com uma dedicatória!


Thursday, 16 April 2020

Alvíssaras




A natureza lentamente se recompõe dos abusos a que foi submetida ao longo dos anos. Foi necessário um vírus mortal!
Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro em 15/04/2020


Wednesday, 15 April 2020

Ecos




Queria te dizer que
Pouco me importa
Se ele é um tonto
E tem a cara torta
Pouco me diz
Se ele é um chato
O que me importa
É que você está feliz
© Nancy Lustosa Barros (Rio – 19J90)

Monday, 13 April 2020

Someone to Watch Over Me


Para distrair durante a quarentena:

de Judith McNaught

Atriz acidenta-se, marido some. À procura dele, ela descobre mais do que gostaria. Um conhecido do passado surge para ajudá-la a ultrapassar dificuldades. Ao mesmo tempo, casal de policiais no caso do sumiço aprende mais um sobre o outro. Muito bonitinho. Voltou para a estante.

Friday, 10 April 2020

TGIF - Quem Resiste?

A este sorriso?


Noah Centineo




É sempre bom lembrar o intuito destas postagens de sextas-feiras, intituladas Thank God Is Friday - TGIF: nossos queridos amigos, namorados, maridos e outros que tais repassam entre si fotos, como dizer?, nada abonadoras ao sexo feminino, com as quais eles se divertem descaradamente. As imagens aqui colocadas são a vingancinha, com muita classe, que nós, garotas, nos permitimos. Divirtam-se e vejam a coleção toda clicando aqui!


Thursday, 9 April 2020

Um Teste Pra Distrair


Vamos raciocinar da seguinte forma:

1a. linha: maçã + maçã + maçã = 30, donde se conclui que cada maçã vale 10.
2a. linha: maçã + 4 bananas + 4 bananas = 18, portanto, uma banana vale 1.
3a. linha: 4 bananas - um coco = 2, o que dá o coco valendo 2.
4a. linha: meio coco + maçã x 3 bananas = ? Primeiro fazemos a multiplicação: A maçã é 10 multiplicada por 3 bananas, temos 30. Somados ao meio coco, o resultado final é 31.

Estou certa ou estou errada? As pegadinhas são: as 4 bananas podem ser vistas como sendo apenas duas e também, na última equação se transformam em 3! Fora que a pessoa ainda pode se confundir com a multiplicação. A regra matemática é sempre fazer a multiplicação (ou a divisão) antes da adição ou subtração.


Tuesday, 7 April 2020

Separados no Berço

O artista americano Kevin Sussman e o repórter brasileiro Cesar Tralli, que agora está na GloboNews. E não são apenas as feições que se parecem, mas o corpo também, é que não achei foto apropriada. Sussman pode ser visto, entre outros, no filme O Melhor Amigo da Noiva ou no meu preferido Hitch.



Monday, 6 April 2020

Frio na Barriga

Diário da Quarentena

Queda no ranking, descida na hierarquia, downgrade (degredo?)

Já fui flor do campo e até tiririca do brejo, mas hoje em dia, o coronavírus realmente me demoveu de qualquer degrau que eu estivesse...

Flor do Campo

Nada como um choque de realidade para nos colocar no devido lugar, fazer-nos conscientes de nossa micro e mísera existência. Deus é mais!

Tiririca do Brejo

Saturday, 4 April 2020

Vem pra Pia

Diário da quarentena:


Nunca lavei tanta louça nem tanta roupa na minha vida! Vida de privilégios, de madame, de dondoca, de preguiçosa - esta última como diria minha sogra. Quando garota, havia esta propaganda do link e a gente rimava: "Maria sai da lata, vem pra pia!"... Mal sabíamos que a porra de um vírus ia nos pegar de jeito! Óleo Maria.


Thursday, 2 April 2020

Pé de Vento



Quarentena por causa da peste do Corona Vírus, em casa, um sofá, uma taça de vinho gelado, um livro. De repente, um pé de vento, uma porta bate, ouve-se o som de metal que cai sobre cerâmica. Estranho... CFH grita lá de dentro: será que trancou a porta? Desacredito. Afinal, a gente tem um peso de areia como apoio, pra garantir que isto não aconteça.

Marco a página do livro, dou um gole no vinho, levanto-me. Neste momento, lembro do Fernando Sabino e seu "Homem Nu" - não, nem se entusiasme, porque não vai ter cena de nudismo neste relato! Mas fica a dica para uma boa leitura durante o aquartelamento. Obs.: Também tem o filme com Claudio Marzo.

Na cozinha, a porta que dá para a área de serviço está fechada e a maçaneta no chão. Pois é, lei de Murphy. CFH pega e tenta enfiá-la de volta. Não funciona.

Problema formado: a saída dos fundos do apartamento é por ali e está trancada com corrente e tetra-chave para as quais não temos cópia, ou seja, não adianta simplesmente descermos pelo elevador social, subir pelo de serviço e abrir a porta.


É sexta-feira à noite, as luzes da área estão todas acesas e a máquina de lavar termina um ciclo de roupas coloridas que precisam ser postas para secar. Nada bom. Antes de chamar um chaveiro e arrombar a porta, existem duas possibilidades: passar pela janela do banheiro da suíte ou pela janela do nosso quarto.

Se a gente entra no box, sobe numa jardineira, a janela é giratória e dá para uma pessoa se esgueirar.  O empecilho são as plantas. Força de lá, força de cá, abrimos um tanto. Porém, a borda da jardineira não deixa seguir mais e é muito peso para tirá-la do lugar.

Avalio a possibilidade de passar pela abertura que temos e acho que dá, mas, não tenho onde me apoiar do lado de lá e vou dar bem em cima da máquina de lavar cujo tampo é de vidro.


Vamos para nosso quarto e eu tenho absoluta convicção de que, se subo na janela, consigo passar para a área. CFH não deixa e desce para pegar a escada do condomínio.

Penso em me rebelar e fazer o que imaginei enquanto ele não está, mas sei que não vai dar tempo. Quando volta, a escada é apoiada na laje do primeiro andar (estamos no segundo) e tento alcançar a área. Estou muito abaixo, não funciona.

Planos A e B abandonados, boto o bestunto pra funcionar mais uma vez.


Desde que viemos para este apartamento e compramos as maçanetas, me arrependo amargamente da escolha que fizemos. Elas são curtas e gorduchas, o que é péssimo para as molduras de madeira que enfeitam as portas, fica difícil acessar o parafuso que as prende e estão sempre moles. É dessa experiência que tenho uma chavinha que só não guardo pendurada no meu pescoço porque não arrumei um jeito ainda.

No meu momento de Eureca, catei minha chave milagrosa em seu esconderijo (nem CFH, nem a moça que toca o terror duas vezes na semana aqui em casa e nem o motorista da empresa sabem onde fica!); procurei um par de maçanetas que estivesse mais bambo e desmontei. Peguei uma das partes gorduchas com as duas barrinhas compridas de metal que as une e enfiei no buraco da porta maledetta.


Missão cumprida.

Sem garantias de que não vá acontecer de novo porque o parafuso ficou meio espanado, mas colocamos o peso de areia contra o vento de novo no lugar. Nada como viver perigosamente.