Thursday, 28 December 2017

Poemas Esquecidos III




Nos anos 1970, um caro amigo deixou comigo algumas poesias que acabaram esquecidas na gaveta de recordações. Compartilho-as aqui, já que não achei como devolvê-las. Vejam os anseios e pensamentos de um jovem há 39 anos.


PROJEÇÃO

Quantos são os guerreiros? 
E quem são eles?
Filhos de Esparta, de Tebas,
de Atenas, de Roma ou de Atlântida?

O sangue tingiu o campo 
onde dois exércitos se batiam, 
onde espadas afiadas se
enterravam em músculos rígidos,
endurecidos e exercitados nas
batalhas, nas galeras, no tempo.

Agora somos poucos,
apena o suficiente para 
que não demore nossa partida.

A dor é uma vida inteira.
e vem chegando aos poucos,
dominando, se espalhando pelo
espírito; mas é serena, porque
vem trazendo luz e a luz cria
espaços novos, estabelece equilíbrio
e identificação; a verdade maior,
uma parcela cósmica, um vislumbre 
do intemporal.

No retorno, a descoberta, a reflexão,
o entendimento, a continuidade, a paz.

Rio - Março, 1978
STOS

Friday, 22 December 2017

Merry Hanuka, Happy Christmas


Queridos familiares: este ano não tem pavê! Vejam o motivo:


O CASO
Já que não vamos passar o natal aqui em Quatis – minha sogra declinou de ir para o Rio e como o almoço do dia 25 é lá em casa – CFH pediu que eu fizesse um doce só para nós três hoje. Pensei no bolo natalino do ano passado, mas eu o considerei como um fracasso – apesar dos elogios quanto ao sabor, a aparência ficou lastimável. Então, vamos do clássico pavê da Sil.

Não tínhamos todos os ingredientes em casa, o que significou uma corrida até o (bem sucedido e apreciado) supermercado Estrela. Cinco caminhões com produtos tomavam metade da rua e atrapalhavam a entrada da garagem do mercado. Conseguimos descer a rampa e havia apenas uma vaga disponível, daquelas coladas a um pilar. Melhor entrar de ré ou não se consegue sair. Fazer manobras num lugar escuro e apertado é uma façanha, mas – como diz o nosso presidente predileto (estou falando da Abcca): “A gente chega lá!”

Vamos precisar de creme de leite, leite condensado, biscoitos. Eu vi os ovos necessários na nossa geladeira, mas fico insegura quanto a leite e açúcar. Telefonamos para o fixo, ninguém atende. Chamamos o celular da dona da casa – vocês sabem que eu não apito nada lá -, sem conexão. Ligamos para o gerente do haras, mas ele não está perto. Finalmente, a cuidadora de minha sogra atende seu celular e recebemos o ok para o resto dos ingredientes.

O CAOS
Uma alma caridosa nos auxiliou a estacionar o carro. Na escada para o salão, uma mulher nos atropela. Começo a repensar o meu espirito cívico-natalino – vocês sabem que sou impaciente e de pavio curto. No corredor de enlatados matutinos, um atendente nos cumprimenta, chamando pelo nome: não temos a menooooor ideia de quem seja, talvez o filho do retireiro. O celular do CFH toca e ele começa a discutir com o jardineiro que apresentou um orçamento astronômico para três mudas de árvore da felicidade. Que felicidade, que felicidade, que felicidade. Eu me pergunto se não deveria ter tomado aquela metade de um calmante que está já há um tempo na minha caixinha de remédios.

Decido escolher uns limões para uma caipirinha e não consigo cortar o saco plástico do rolinho, vem uma tripa enorme na minha mão. Alguém me cumprimenta e eu tento lembrar quem é. Com certeza um contemporâneo da adolescência, mas, será que é ele mesmo? Uma pessoa habitualmente risonha e agora cara séria, aborrecida. Eu, hein? Tem uma mulher me encarando e me pergunto, será que conheço, quase certa de que não, deve ser coisa de cidade pequena...

Na confusão de atender o jardineiro e avisar no Rio que ele começa a plantar amanhã, perdi minha lista de compras. Procuro nos bolsos, no corredor, no carrinho, sem sucesso. Do supermercado já tenho tudo o que quero, mas faltam as coisas da farmácia. Remédio contra gripe – ontem ficamos no curral sob uma tempestade de ventos ímpios, que fustigavam alternando lados, e à mercê de granizo. Alka Seltzer porque o estômago nesta época do ano fica debilitado e... Sei lá mais o quê. Temos que tentar outra botica já que algo que CFH precisava estava em falta, mas começa a chover e não podemos ir a pé.

OCASO
Por fim, missão compras terminada, de volta à casa, separo os ingredientes, panelas, uma travessa bonita, talheres e batedeira. Fico gelada ao ver que só há 8 ovos e vou precisar de 4 – e se as claras em neve desandarem? Voltar ao mercado nem pensar. É só tomar bastante cuidado, tento me convencer. Gemas separadas, primeiro creme na panela: com a falta de costume do fogo de bujão a gás, fica tudo queimado. A secretária do escritório me liga e quer falar sobre pagamentos. O leite para mergulhar os biscoitos ferve e transborda. Os biscoitos estão todos quebrados no pacote. Preciso dizer o que aconteceu com as claras? Para culminar, a travessa não é reta e uma parte do doce escorre para fora.

Então a sobremesa de segunda-feira terá apenas rabanadas, pie de limón e sorvete! Eu até pensei em fazer surpresa pra vocês, mas nos próximos dias só entro na cozinha pra pegar água. Pensando bem, vou deixar uma garrafa sempre a postos na sala, pra só adentrar o local dos infernos uma vez, pela manhã. Quiçá ano que vem eu tento de novo.

Feliz Natal, um próspero ano novo e paz na terra aos homens de boa vontade!

Wednesday, 20 December 2017

Herança Milenar I

O Cavalo Árabe surgiu na terra há milênios e se tornou parceiro primordial do homem. Um sangue preservado através dos tempos como a preciosidade que é. Vejam as legendas que compõem o pedigree da jovem égua AIMÉE NY, nascida em janeiro de 2014, de pelagem castanha e prenhe de LOTHAR NY.

HÁ ALGO NO EXTERIOR DE UM CAVALO QUE FAZ BEM AO INTERIOR DO HOMEM. 
Winston Churchill

Tuesday, 19 December 2017

Divulgue, usufrua!

Sebo beneficente: livros por 3, 5,10, 15 reais! O arrecadado vai para a CELPI, dedicada a auxiliar crianças, estudantes, famílias. Ajude a divulgar este trabalho! Clique aqui Sebo Solidário para ver a lista de publicações.



Thursday, 14 December 2017

Season's Greetings

Boas Festas! Feliz Ano Novo!
Prosit Neujahr!
Bonne Année!
Happy Hanukah!
 
 
 
 
 

Tuesday, 12 December 2017

Poemas Esquecidos II





Nos anos 1970, um caro amigo deixou comigo algumas poesias que acabaram esquecidas na gaveta de recordações. Compartilho-as aqui, já que não achei como devolvê-las. Vejam os anseios e pensamentos de um jovem há 39 anos.


TARDE

No meio da tarde, parado, sentado...
Lá fora o sol, morno, calmo.
Reflexos penetram pela janela da
sala onde estou, distante em pensamento,
absorvido e embriagado pela beleza, pelo
espetáculo da natureza.
Sentado na praia, e as ondas
trazendo espumas límpidas, conchas 
e murmúrios, segredos tantos.
Agora compreendo o que tantas
vezes ele tentou dizer.
Há que se mergulhar, para no fundo
beber de seu mistério e, retornado
espalhar seus cânticos de sereias.
O grande Ulisses, filho de Ítaca,
penetrando no véu, rompendo fronteiras
e renascendo para o desconhecido.
Telêmaco aflito, quantos usurpadores...
E o disco de fogo, descendente, sereno
gigantesco e vermelho, se escondendo
na linha do horizonte.
O céu em chamas, resplandecente,
majestoso, mistura de cores e luzes,
espetáculo de deuses, tributo ao grande astro.
Concerto milenar, até que se apaguem
as luzes e a natureza cansada repouse 
de sua grande obra.

Rio - Agosto, 1978
STOS


Monday, 11 December 2017

Friday, 8 December 2017

Trilha Sonora - Novembre


A música é um fator de inspiração para a autora brasileira Nancy de Lustoza Barros e Hirsch. A cada livro ela se conecta a uma rádio sertaneja, country americana, inglesa ou italiana. Considerando que a família da personagem principal Laura Maqui no romance Sob o Signo de Centauro tem raízes no país da bota, a trilha sonora foi montada conectada a Radio Italia - Solo musica italiana! Ouçam que linda esta canção!




Com Giusy Ferreri

Wednesday, 6 December 2017

An Opera on the Making


PARSIFAL NY, click for video.


Presented at the Brazilian National 2017 as a Junior Colt, he was 3rd in his class and the judges cards were as follows:

BOGS: 3rd
CLAU: 2nd
POLO: 3rd
LEO: 3rd
MARI: 3rd


Tune your ears to his symphony!

Daddy: LOTHAR NY (by PA GAZSI)
Mum:   XQUYSIT NY (by FAYARD NY)
Born: Feb 2017

Monday, 4 December 2017

Scottsdale in My Heart


Frank Lloyd's Spire


Westworld entrance, bronz sculpture by Snell Johnson


Honky Tonk


Arabian Horse Show


OMG! And we managed to make it a living space!


Country Music


The Brazilian Arabian Horse Magazine at Scottsdale


Pinacle Peak: two-step dancing.


Great BBQ places.



Gentle and generous hosts.


Nothing like watching your horse compete!


Visiting friends.


Decapitated cravats at Pinacle Peak.


Classy and classic herald. Let the show begin!

Dallas



Fazenda modelo na cidade fictícia de Remanso, lar dos dois JR: o pai e o filho. Brincadeira da autora brasileira Nancy de Lustoza Barros e Hirsch com o seriado americano Dallas, 1978 a 1991, no qual o vilão JR Ewing aprontava todas. De personalidade complicada, o protagonista de Passo Trote Galope também tripudia pessoas e maltrata principalmente seu filho.

Já tem sua lista de presentes de natal? Escolha entre os livros da autora e receba com uma dedicatória! Ler é viajar, é conhecer mundos!

Passo Trote Galope - uma herança em cavalos.
Quer Apostar? - mudando de vida.
Sob o Signo de Centauro - uma fuga.
Vale das Luas - desafio rural.

Friday, 1 December 2017

And Daphne Was Her Name


She did not get ready for the 2017 Brazilian National, however, here she is, just to showcase her father's qualities. See what the owner of her grandsire said about LOTHAR's get:

"What a collection! This is more important than any show results. Parsifal NY will be a BIG shot but I love all of them. They have similar phenotypes and this is the proof of a good sire."

Thank you, Dr. Istvan!


Watch DAPHNE NY's video.
Dad: LOTHAR NY (by PA GAZSI/GAZAL)
Mummy: XARDAS NY (by GABRIEL BFA/EDEN C/ENZO/PADRON'S PSYCHE)