Thursday, 28 June 2018

Poemas Esquecidos V

Nos anos 1970, um caro amigo deixou comigo algumas poesias que acabaram esquecidas na gaveta de recordações. Compartilho-as aqui, já que não achei como devolvê-las. Vejam os anseios e pensamentos de um jovem há 43 anos.



Dois Olhos

Foi percebendo que o tempo
invadiu meu corpo-alma
filho do homem, do universo-coração,
pulsante e aberto a meus olhos
de lágrimas e a minha boca
semi-fechada, apenas na expectativa
do novo verbo sem vícios;
foi percebendo que o vento 
varria os resíduos de ontem
e o verbo primitivo, pedante
e moribundo na sua
lepra sem cura, atromentando
os herdeiros presentes, hesitantes
e insensíveis, nutrindo apenas
sua úlcera a cada novo sol;
foi percebendo o horizonte em 
sua magnitude e atravessando
os arco-íris quase extintos
e percorrendo os caminhos 
molhados de sangue, onde os ratos
famintos disputavam os vermes do mundo,
que descobri dois olhos jogados
no chão, sujos de lama, mas brilhantes no seu olhar para as estrelas.
Olhei para o céu e vi o universo sorrindo.

STOS
janeiro 1975

Wednesday, 27 June 2018

Maravilhas da Natureza





Publicado numa Revista Cavalo Árabe de 2014


A ciência nos premia constantemente com descobertas fascinantes sobre tudo que a natureza cria e que nos rodeia. Assim vamos aprendendo, algumas vezes até absorvendo conceitos de tal forma, que nos esquecemos de admirar os milagres da natureza! No universo dos cavalos, algumas novidades chegaram até nós.
Um — A mais espetacular delas refere-se especificamente ao cavalo Árabe: sêmen congelado por 45 anos gera um filho do lendário garanhão Aswan!
Acreditava-se até então que a qualidade do sêmen congelado seria mantida apenas por dez anos. A surpresa foi apresentada no início deste ano: Apollon, um potro tordilho, criado pelo tradicional Tersk Stud da Rússia com a expectativa de que ele traga todas as qualidades do pai, como o tipo Árabe e a performance atlética que fizeram Aswan e seus outros filhos serem bem sucedidos e cobiçados em vários países, sendo estes negociados por altos preços.
Aswan, um tordilho excepcional, nasceu em 1958 no Egito e, na verdade, foi batizado Raafat. Para demonstrar seu agradecimento aos russos pela ajuda na construção da represa de Aswan, usada para controlar as águas do Rio Nilo, o governo egípcio mudou o nome de Raafat e o presenteou aos soviéticos em 1936.
O responsável pelo procedimento de manipulação do sêmen de Aswan que gerou Apollon foi Michael Atroschchanka e é interessante notar que a reprodutora escolhida pelo Tersk Stud para este importante cruzamento, Pelopia, também tem em seu pedigree uma significativa concentração de sangue de Aswan.
Dois — Estabeleceu-se que há um gene da domesticação e da docilidade, que transformaria determinadas espécies de animais em mais fáceis de lidar!
Algumas variações genéticas resultam num comportamento mais dócil, portanto, facilitando o contato com os seres humanos. Polêmicas? Há sim, e sempre haverá... Mas como explicar que, dos 148 diferentes mamíferos existentes na face da terra, apenas 15 conseguiram ser domesticados? Os estudos têm sido feitos com ratos, cães e lobos, mas os pesquisadores afirmam que as descobertas podem ser consideradas para outros animais, inclusive os de grande porte como bois e cavalos. Estudos mostram que o cavalo foi domesticado há 6 mil anos atrás na Eurásia.
Três — Felizes estudiosos canadenses e dinamarqueses descobriram fragmentos ósseos fossilizados nas terras geladas do Ártico do Canadá e assim conseguiram identificar o equino mais antigo do mundo, que viveu há 700 mil anos.
Grande descoberta da paleobiologia — estudo de fósseis — uma vez que foi possível recuperar o DNA deste animal pré-histórico e estabelecer sua idade. O mais antigo genoma obtido até então era do Homem de Denisovan com 70 mil anos. Detalhe curioso foi que dois dedos do cavalo permitiram inferir que o tamanho dele não era muito diferente dos equinos da atualidade. Obs.: nós costumamos esquecer que os cavalos na pré-história possuíam quatro dedos, dos quais três evoluíram para o que são os cascos e o último naquilo que chamamos de “castanha”, que se localiza na lateral dos membros, pouco abaixo dos joelhos.
Então, se a ciência é um meio para descobrirmos as “invenções” da Mãe Natureza, privilégio nosso ter a Ciência como ferramenta de aprendizado!


Tuesday, 26 June 2018

Crianças e Adolescentes

O que esperar dos romances da autora Nancy de Lustoza Barros e Hirsch: cheiro de mato, o aroma da terra quando molhada pela chuva, cavalos apaixonantes, o contraste do interior brasileiro com a cidade grande, amores que se encontram e se perdem, aventuras, intrigas e muito bom humor. Até o momento são cinco livros publicados e tem mais um no forno. Saiba mais sobre eles.

Vicente — Numa família de atletas, ele é um destro cavaleiro, além de ser o mais velho da nova geração da grande turma do haras Personal no PASSO TROTE GALOPE. Ele também faz uma breve figuração em VALE DAS LUAS.


=^..^=
Gevê — Passando pela turbulência que é a adolescência, ela é mal-humorada, dark e se cobre de tatuagens de acordo. No momento, ela odeia pai e mãe, além de perturbar a vida pacata da vizinha em QUER APOSTAR? Ela é protagonista de uma grande surpresa para o leitor.


=^..^=
Corina — Ela e a personagem principal adoram se divertir com os cães do haras Bonança em SOB OSIGNO DE CENTAURO. Sua convivência com cavalos a tornou uma exímia amazona, daquelas que são capazes de montar a pelo e fazer volteios. Sua risada é contagiosa.


=^..^=
Paul — O garoto que se vê no meio dos trágicos acontecimentos que abalam o mundo no início do novo milênio. Ele é pragmático, sério, habilidoso com as mãos e será figura chave na transformação de um dos personagens de CARROSSEL.


=^..^=
Laila — Mimada e sem noção, ela não se deixa intimidar quando a questão é alguma regrinha básica da sociedade em que vivemos. Mas a vida tem este jeitinho de puxar o tapete por baixo de nossos pés e ela vai se ver obrigada a amadurecer por bem ou por mal emVALE DAS LUAS.


=^..^=

Jô — A mais nova do grupo de seis meninas apelidado de “Frenéticas”, ela é sonhadora, quer casar, ter filhos, mas não se acerta com nenhum de seus pretendentes. É o pivô da grande confusão que sobrevém e deixa a cidade de Outeiro Santo em polvorosa no romance "PERDI A CABEÇA".


`Procure as publicações da autora solicitando seu exemplar nas seguintes livrarias:

Prosa & Verso Livraria +55 24 3353-3578
Martins Fontes
Cultura
Livraria Timbre
Argumento
Travessa

Monday, 25 June 2018

Outra Lua - Cheia

Júnia Silvino funciona como a apaziguadora dos ânimos das três mulheres Queirós. Uma mulher culta, ativa, que doa de si mesma, bem humorada. Veja no romance da autora brasileira Nancy de Lustoza Barros e Hirsch: Vale das Luas.

Saturday, 23 June 2018

Despedidas

Hoje o Haras Namahê entregou um lote de 7 animais vendidos para novos criadores no estado de Minas Gerais. Desejamos muito sucesso a todos e temos a certeza de que Fayard e Rania farão as trilhas de seus proprietários mais coloridas e empolgantes. 

As potrancas Daphne e Cate vão enfeitar as pastagens com muito garbo e beleza até que possam entrar na reprodução ou em breve serem domadas. O belo Parsifal tem seu potencial como garanhão resguardado e, da mesma forma, a matriz Aimée e sua potrinha ao pé só trarão alegrias às terras montanhosas mineiras.

Parabéns Artur e RPD!




Tuesday, 19 June 2018

Buriti


No romance Quer Apostar? da autora brasileira Nancy de Lustoza Barros e Hirsch: Árvore da família das palmeiras, sua presença indica existência de água por perto. Ciça Alcântara aprecia a avenida da pequena cidade onde se encontra um minuto antes de passar mal. Pela foto, obrigada http://www.skyscrapers.com/

Monday, 18 June 2018

Garfield - um nome adorado




No romance Passo Trote Galope da autora brasileira Nancy de Lustoza Barros e Hirsch, as crianças foram chamadas para batizar um dos potrinhos nascidos no haras Personal e escolheram homenagear o famoso gato das histórias em quadrinhos e do cinema, por terem a mesma cor de pelagem.
Obrigada a saberweb.com.br pela foto.

Sunday, 17 June 2018

A Guerra Secreta



Para ler e para ver: o livro e o filme sobre Katharine Graham, a vida da dona do jornal americano Washington Post, inclui o escândalo no governo de Richard Nixon e o Garganta Profunda (que é contado nos bem sucedidos livro e filme Todos os Homens do Presidente, este com Dustin Hoffman e Robert Redford).

O filme A Guerra Secreta, recém-lançado com Merryl Streep e Tom Hanks é muito bom, exceto que só foca uma parte de tudo aquilo que esta mulher vivenciou e teve que decidir numa época bastante conturbada da história política dos EUA. O Post era apenas um jornal de expressão local, mas quando cai em suas mãos a possibilidade de desmascarar atos ilícitos do governo, Katherine tem que decidir qual o melhor caminho a tomar. Até então ela havia sido a filha, a irmã e a esposa dos poderosos do noticioso e a responsabilidade pesa. Em tempos de empoderamento do personagem feminino, nada mais gratificante do que ler e ver sobre esta grande dama.


Saturday, 16 June 2018

Da Série Protestos - Yann Sommer

1. Protesto: contra as imagens que nossos queridos trocam entre si.
2. Inspiração: para as meninas, mesmo as que não gostam de futebol, no jogo de amanhã.
3. Dilema: torcer para a Suíça, porque assim vamos vê-lo sorrindo muitas vezes ou torcer para o Brasil para que a câmera esteja sempre nele?

Apresento-lhes Yann Sommer, o goleiro do time suíço, que inaugura os jogos da seleção brasileira na Copa Mundial de Futebol. Meus sais!




Friday, 15 June 2018

Wisdom with Julia Roberts


Em Dying Young, como Hilary O'Neill

"Because I love you. And if you come back with me to the hospital and fight for us, fight for us, I will never leave you, Victor. But you have to fight. And if you get well, when you get well, I'll be there with you. And if you die, I will hold your hand. I'll hold your hand and the last thing you will ever see will be me, because I love you."


Wednesday, 13 June 2018

Como surgem os golfinhos



O deus grego Dionísio foi raptado por piratas que o confundiram com um príncipe. Eles pretendiam pedir resgate por Dionísio que os transformou em golfinhos como castigo, para que nunca mais pudessem fazer maldades e fossem eternamente gentis com os homens.

foto: amigodosanimais

Saturday, 9 June 2018

Cash





Mais um filme fora do circuitão hollywoodiano para quem gosta de garimpar neste friozinho junino: este francês é ótimo, sobre o golpista bon-vivant, no qual a polícia está de olho, fascinada com as artimanhas do homem. No elenco, para dar o toque de qualidade a mais: Jean Reno. Para os que preferem as versões mais modernas, há a refilmagem no estilo americano também, claro, porque tudo o que é bom sempre é copiado.

Friday, 8 June 2018

Legendas do Cavalo Árabe



Texto publicado na Revista Cavalo Árabe de novembro de 2017


Este é um convite para uma pesquisa. Considerando-se que o criador do cavalo Árabe está sempre no garimpo para burilar a joia que tem em mãos, queremos seguir os rastros de um reprodutor excepcional que habitou a constelação de celebridades vivas e há pouco nos deixou.

Vidas fabulosas tornam-se lenda, seja ela real ou imaginária. Sua história será lembrada, repetida, tomada como exemplo, festejada. Um ídolo ou modelo torna-se lenda aos olhos dos que o reverenciam e atinge a categoria de mito com o impacto que causa.

A imagem de Monalisa, obra prima de 1503 por Leonardo da Vinci é real e tornou-se lenda universal. Para isso bastou seu sorriso enigmático ou foi a técnica aplicada ao quadro? Podemos creditar sua fama também ao histórico do pintor famoso da obra, com suas múltiplas habilidades – inventor, matemático, arquiteto, homem de visão, entre outras.
Átila, o rei dos hunos, um povo que habitava a região europeia onde hoje é a Hungria, tornou-se célebre por seus atos bárbaros. Sua lenda persiste desde os séculos V até os dias de hoje. Pelé e Garrincha, astros do futebol nacional, são mitos em sua área de atuação. Ayrton Senna, o ás do volante, uma lenda moderna.
Falamos de impacto, popularidade e beleza, qualidades que se reúnem em torno da celebridade que a comunidade do cavalo Árabe perdeu em setembro último. Com um longo reinado, Padron’s Psyche, um belo alazão nascido nos Estados Unidos, influenciou criações por todo o mundo e muitos de seus 1.200 filhos e filhas enfeitaram estantes e paredes de seus proprietários com fotos, flâmulas, filipetas, coroas de flores e troféus de campeões. A mesma proeza repetem seus descendentes.
Real e bastante concreto, Psyche é filho do também lendário Padron e tem o reprodutor russo Aswan por três vezes em seu pedigree. Reconhecido por fazer bons “casamentos” com todas as linhagens do cavalo Árabe: egípcia, polonesa, espanhola, russa e norte-americana, foi lenda enquanto vivo e sua fama certamente se perpetua através da qualidade de sua progênie. Aqui no Brasil temos alguns de seus representantes que vale a pena serem pesquisados.
O garanhão Padron’s Psyche faleceu aos vinte e nove anos de idade, tendo vivido desde 2009 na Bélgica, recebendo todos os paparicos a que teve direito, bem como as reverências e os rapapés daqueles que o visitavam. O poeta americano Ralph Waldo Emerson recomendava: “Quando nascestes todos a sua volta sorriam, só tu choravas. Viva de tal maneira que, quando morreres, todos chorem e só tu sorrias”. Psyche foi-se, com toda a certeza, com um sorriso nos lábios de missão cumprida.


(Na foto de R. Sorvilo, um descendente de Psyche, GABRIEL BFA)

Wednesday, 6 June 2018

Os Galãs

O que esperar dos romances da autora Nancy de Lustoza Barros e Hirsch: cheiro de mato, o aroma da terra quando molhada pela chuva, cavalos apaixonantes, o contraste do interior brasileiro com a cidade grande, amores que se encontram e se perdem, aventuras, intrigas e muito bom humor. Até o momento são cinco livros publicados e tem mais um no forno. Saiba mais sobre eles.



Enrico (Rico) Maqui em Passo Trote Galope, caracterizado por Matthew Fox.


Aldo Vertoni Neto em Quer Apostar? Aqui, o cantor de música country Keith Andersen.


Valente (Azul) Avoeiros Bogado em Sob o Signo de Centauro. Apresentando William Petersen.


Rodney (Roni) Abbott Assunção em Carrossel. Em cartaz, Josh Hartnett.


José Carlos (Zeca) Arruda em Vale das Luas, personificado por Eddie Redmayne.


Ainda em processo de montagem do personagem para o próximo romance, este é o ator Daniel Sunjata. Cabe como galã? Digam o que pensam.

Tuesday, 5 June 2018

Propriedade Particular


Quando Diana Queirós desconfia que estão entrando na propriedade alheia, Daryus Seixas garante que não. Assim que o cão vem até ele como se fossem velhos amigos, as suspeitas dela mudam de figura. No romance "Vale das Luas" da autora brasileira Nancy de Lustoza Barros e Hirsch os acontecimentos na vida desta personagem não vêm ao passo, mas sim ao trote ou ao galope. Quer apostar que ela se entrega de cabeça neste turbilhão? Ela vive sob o signo da lua num carrossel de emoções!

Monday, 4 June 2018

1/5 Dias no Carrossel

O romance Carrossel é disponível na versão eletrônica via Amazon. Iniciamos aqui uma série de cinco postagens sobre a história do livro, para provocar sua curiosidade!

Sobre a personagem que faz a contraparte com Roni Assunção:



Ela quer ter sua própria pousada em Vila do Dique/SP. Enquanto guarda dinheiro para construir, Cléo dá assessoria a outros hotéis, como o Triunvirato de Remanso/RJ.

Caso não fosse personagem de ficção, Cléo Prado teria a figura parecida com a xará Cléo Pires, porém com cabelos curtos e arrepiados...