Tuesday 17 January 2012

Prazer Literário



José Godoy, jornalista e mestre em teoria literária, escreve a coluna Livros da newsletter CBN Express. Aqui dois extratos do dia 10 de janeiro de 2012:

Prazeres literários IV

Um prazer muito diverso, e por isso tão necessário, do que se costuma associar à euforia que nomeia os dias correntes. Um prazer pacato, mas não menos intenso. E duradouro. Que preenche um sem número de interesses. Que nos amplia como individuo e dá cores mais vivas ao bando a que pertencemos. Que relativiza o presente com similares passagens anteriores. E que nos entrega, diante de perspectiva inédita, almas que tantos se assemelham a nossa, que desconfiamos, não sem uma ponta de orgulho e assombro, que andam a nos espionar, e apenas trocam nosso nome por um pseudônimo engraçado.



Prazeres literários V

Pois é esse prazer que deveria ser a peça central de nossas políticas públicas e por que não?, do mutirão que se faz necessário para ampliar a prática da leitura no país. E que nos dá a rara oportunidade de um aprendizado coletivo: a ampliação de nossa noção de prazer. Um pouco além dessa sensibilidade sensorial, que tanto marca nossa cultura, mas sem perdê-la. Adicioná-lo a nossa dieta, junto à rede, à canção e a brisa.

Salve, Godoy e que suas palavras sejam disseminadas, pois são verdadeiras e dignas de aplauso!

No comments:

Post a Comment