O que eu li sobre a Síndrome de Ásperguer: é um tipo de autismo, que afeta homens e mulheres, que ainda assim são funcionais. Embora os homens com essa, digamos, limitação, tenham sido estudados por Asperger - daí o nome - o diagnóstico de mulheres ainda é precário. Hoje, o melhor 'tratamento' para elas é a busca da informação e a troca de experiências.
O "Aspie" tem problemas com comunicação, o convívio social é difícil. Falta-lhe empatia, tende a magoar os outros, não entendem que estão sendo egoístas, egocêntricos e insensíveis: é uma cegueira emocional, como se faltasse o mecanismo, é um defeito de fabricação. Não tem como identificar o que é socialmente aceitável.
A intuição do Aspie é falha, ele só passa a se comportar quando absorve as leis da convivência de forma intelectual. O aprendizado tem que ser claro, lógico, seco.
Seus gestos são desajeitados, sua fala é peculiar, tem dificuldade em lidar com conflitos, sua fala é pedante, tem interesses específicos e direcionados.
Veja o filme: Uma História de Amor/Dedication com Mandy Moore e Billy Cudrup https://www.youtube.com/watch?v=HK6Uuykuds8
No comments:
Post a Comment