Thursday, 3 December 2015

Janet Evanovich e Stephanie Plum



A inspirada autora tem vários chick-lits publicados: romances rápidos, muita água com toneladas de açúcar. Todos eles com grau 5 de sensualidade. Porém, ela acertou na mão na série que fez com a vendedora de loja de departamento transformada, momentaneamente e por necessidade financeira, em caçadora de recompensas.

A azarada (que às vezes tem uma sorte incrível!), atrapalhada e engraçada Steph tem um hamster em seu apartamento e uma arma, que ela detesta usar! Ela já foi casada, mas agora se enrola com uma paixão de infância e com o misterioso companheiro de trabalho.

Sua avó é piradinha das ideias, o pai é um mal-humorado, uma de suas amigas é antiga prostituta agora reformada e os policiais da delegacia mais próxima são seus velhos conhecidos. Nas histórias sempre tem um punhado de fugitivos da justiça, dos apenas ligeiramente perigosos aos mais sanguinários. Invariavelmente um carro vai explodir e, em geral, ele é da Stephanie ou está emprestado para ela.



A série tem os títulos numerados em inglês, o primeiro deles, One for the Money, foi lançado no Brasil como A Caçadora de Recompesas em 1998 e em 2008 como Um Dinheiro Nada Fácil. O segundo, Two for the Dough, traduziu-se como Duas Vidas por Um Fio. Atualmente os originais vão até o número 21 e há rumores de que a autora pretende finalizar a saga da simpática investigadora.


A história foi comissionada para o cinema e o script ficou pronto por muitos anos sem que se chegasse à conclusão sobre a atriz mais apropriada para encarnar Stephanie. Finalmente em 2012 Katherine Heigl com o cabelo comprido e castanho estrelou “Como Agarrar meu Ex-Namorado”. Ficou interessante, mas na minha opinião, tendo lido nove livros da sequência, a Stephanie teria que ter a carinha menos boazinha e a fala menos mansa. Precisaria ter mais brilho, mais contundência, mais intensidade, sem perder a doçura e a inocência dos ignorantes (do perigo), claro. Na foto, com a 'vovó' Debbie Reynolds.



Nos livros, a sensualidade só não ganha grau 5 porque não é gráfica, mas a sedução implícita é quase palpável.

"' Você se lembra daquela vez na garagem do meu pai?'
'Vividamente'.
'E quando a gente fez aquilo na confeitaria?'"

Ex-ce-len-te leitura!

(Criada como uma brincadeira na onda do "Cinquenta Tons" (de polêmica) , a escala de 1 a 5 avalia o grau de sensualidade de um livro (ou filme). Por sensualidade entenda-se tudo aquilo que envolve sedução e sexo entre um casal.)

Outras resenhas sobre livros de Evanovich:
Two for the Dough
Three to Get Deadly
Four to Score
High Five
Hot Six
Visions of Sugar Plum
Motor Mouth
Manhunt
Metro Girl
Love Overboard

No comments:

Post a Comment